O poder do 1%!
Com o avanço das tecnologias, que nos permitem medir nossos resultados em tempo real, o processo de tomada de decisão nas organizações está cada vez mais veloz. Não é por acaso que a palavra da moda no vocabulário da gestão é agilidade!
Para se ter uma empresa mais ágil, além de preparar seu time na aplicação de métodos, técnicas e ferramentas ágeis, você precisa garantir que todos entendam qual é o foco certo! O desafio é definir claramente quais as alavancas são mais importantes para seu negócio e quais métricas devem ser priorizadas e incorporadas no gerenciamento diário da rotina de cada membro do seu time.
Uma primeira avaliação sobre o impacto das alavancas no resultado operacional (EBITDA) pode nos apontar os maiores focos de geração de valor para uma empresa, conforme a figura abaixo.
Em geral, o preço é o maior condutor de valor, mas o poder de cada alavanca muda para cada tipo de organização e em cada momento do ciclo de vida. No caso acima, em um exemplo real de um cliente da MERITHU, podemos verificar que a gestão de preços e custos variáveis são essenciais para garantir a competitividade do negócio. A cada 1% de variação no preço, o resultado operacional é impactado em 20%!
Ainda mais importante é perceber que a cada 1% de perda no preço ou aumento no custo variável, o esforço para recuperar a perda de resultado, através do aumento dos volumes de vendas ou redução do custo fixo, é enorme.
Ter uma boa leitura de como estas alavancas de valor impactam seus resultados é essencial para garantir que seu time está alinhado e focado em melhorar as métricas dos processos mais importantes para seu negócio.
Eduardo Baltar | CEO da MERITHU
Referências:
Imagem de capa: Marketing Digital Experts