Qual a relação entre a Formulação Estratégica de empresas e times da NFL?
Como a Formulação Estratégica afeta o sucesso das empresas e dos times da NFL?
O futebol americano, esporte disputado pelas equipes da NFL (National Footbal League) é, além de um jogo de contato físico, um jogo de estratégias. Para sagrar-se campeão, é necessário entender bem o jogo, conhecer os adversários e estar pronto para quaisquer situações que os embates venham a trazer, além de um preparo e treinamento excepcionais. Vencerá aquele com a melhor estratégia.
O mundo dos negócios não é diferente. A estratégia das empresas é a forma como elas se propõem a gerar valor aos clientes e garantir a sobrevivência no longo prazo. Tais estratégias são definidas durante o processo de Formulação Estratégica, que se caracteriza como um processo formal para a definição das metas plurianuais e projetos para alcance da Visão da empresa.
Apesar das diferenças, a essência da estratégia dos times da NFL é a mesma de uma empresa: garantir a competitividade e sucesso no longo prazo. Mas afinal, como a Formulação Estratégica de uma empresa se assemelha ao de uma franquia da NFL?
Play Calling e a Matriz SWOT
Uma das etapas da Formulação Estratégica é a análise das questões estratégicas. Podemos utilizar uma série de ferramentas nessa análise, como por exemplo a matriz SWOT. Essa matriz analisa fatores internos – os quais a empresa tem controle e pode mudar quando necessário, sendo classificados como Forças e Fraquezas (Strength e Weakness) – e fatores externos – os quais a empresa não tem controle e não pode mudar quando necessário, sendo classificados como Oportunidades e Ameaças (Opportunity e Threats). A partir do resultado dessa análise, podemos determinar a melhor opção para superar a questão estratégica levantada.
Como isso se traduz, então, no Planejamento Estratégico das franquias da NFL? Indubitavelmente, a meta anual da Formulação Estratégica de todos os times da NFL é sagrar-se campeão do SuperBowl, evento de maior audiência da televisão americana e que reúne os dois times finalistas. Dito isso, quais seriam as questões estratégicas, dentro da Formulação Estratégica, que deveriam ser analisadas pelos times? Por óbvio, as questões estratégicas, aquelas que devem ser superadas para o atingimento da nossa meta, são os confrontos com os demais times até a tão sonhada vitória no SuperBowl (conquista do anel de campeões). A matriz SWOT é uma ótima ferramenta para análise dessas questões estratégicas. Iniciamos a utilização dessa ferramenta olhando para nosso elenco. Quais setores são mais fortes no nosso time? Quem são os nossos melhores jogadores? Há algum setor que carece de habilidade? Qual a melhor formação para cada situação de jogo? Respondidas essas perguntas, olhamos para o ambiente externo – nossos adversários: como é o estilo de jogo deles? Como o time se comporta? Que tipo de jogada é o ponto forte? Que tipo de jogada não costuma dar certo? Ao final dessa análise, estaremos aptos a definir nossas opções estratégicas, ou, no caso, nosso plano de jogo. O plano de jogo é estratégia que será adotada ao longo do confronto. O plano de jogo será traduzido pelas chamadas de jogada (Play Calling), ou seja, indicará a sequência de jogadas e formações de ataque e defesa que serão executadas ao longo da partida. Caso tenhamos realizado uma boa análise e planejado as jogadas corretas para o decorrer do embate – e, óbvio, executá-las com mestria – temos uma boa chance de sairmos vitoriosos.
Construção do Time e o Programa de Trainees
Durante as análises internas e externas da Formulação Estratégica, as franquias da NFL irão identificar posições carentes de talento na composição do seu time. Para sanar essas lacunas, os times utilizam o Draft da NFL, evento anual no qual as franquias fazem o recrutamento dos jogadores vindos da universidade. Tal evento possui grande audiência nos EUA e é considerado a principal atração da intertemporada da liga. Durante o Draft, as franquias buscam jogadores de alto potencial que possam agregar talento ao time, ao mesmo tempo que suprem uma posição fragilizada. O Draft ideal para uma franquia é aquele em que todos os jogadores recrutados se tornam peças importantes para o time. Para tanto, os olheiros (ou headhunters nas empresas) – pessoas designadas a acompanhar o desempenho dos atletas – devem realizar análises minuciosas a fim de identificar quais são os jogadores ideias para a franquia.
Não somente para as franquias da NFL, as empresas também necessitam formar equipes vencedoras para atingir sua Visão da Formulação Estratégica. Para tal, inúmeras empresas utilizam Programas de Trainees – profissionais recém-formados ou em término de curso – para compor sua equipe. Os trainees são profissionais de alto potencial – e alta expectativas de entrega por parte da alta direção –, e são treinados para desempenhar funções-chave dentro da empresa. Assim como os olheiros da NFL, o setor de Recursos Humanos fará uma análise minuciosa dos candidatos à vaga, de forma que os melhores talentos disponíveis sejam admitidos para integrar sua equipe.
Liderança + Resultado
O engajamento da liderança, seja para uma companhia ou para uma franquia da NFL, é fundamental para que as opções estratégicas priorizadas (projetos priorizados) durante a Formulação Estratégica sejam postas em prática. Uma liderança forte e engajada, seja ela o gestor, técnico ou capitães de time, é capaz de influenciar positivamente colegas e toda uma organização, pois será capaz de extrair o que de melhor o colaborador tem a oferecer. Tal comportamento da liderança elevará o patamar de resultados da organização – ou do time –, além de fortalecer uma cultura vencedora da organização.
Seja em uma empresa ou em um time esportivo, a Formulação Estratégica é uma metodologia fundamental para o alcance dos objetivos da organização. Quer saber mais como a Formulação Estratégica pode auxiliar sua companhia a chegar à sua Visão de longo prazo? Entre em contato conosco!
Autores:
Stefano Hildebrandt
Consultor Sênior da MERITHU Consultoria no Rio Grande do Sul. Durante os 10 anos de sua trajetória profissional auxiliou empresas na melhoria de seus resultados operacionais através de reestruturação de processos, incremento de receitas, redução de despesas e custos e gerenciamento de projetos. É Administrador de Empresas pela UFRGS e possui MBA em Finanças Empresariais pela FGV.
Augusto Rocha
É consultor na MERITHU Consultoria no Rio Grande do Sul. Durante seus 3 anos de experiência, atuou no setor de obras na área de Orçamento e Planejamento, auxiliando na elaboração de relatórios gerenciais, acompanhamento de processos, planejamento de serviços e entrega ao cliente. É graduando em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo cursado Strategy and Marketing na University of La Verne, na Califórnia, Estados Unidos.
Data de publicação: 24/06/2021