Como está a taxa de sucesso de seus projetos?
Frente a um movimento crescente de investimento em projetos de TI – BRL 139 bilhões em 2017, 4,5% de aumento em relação ao ano anterior – o Brasil se vê na necessidade de aprimorar a gestão de projetos TI. De acordo com pesquisa do The Standish Group (TSG), BRL 26,4 bilhões acabam sendo perdidos em projetos que fracassam (19%).
Como as empresas podem aumentar a taxa de sucesso de seus projetos?
Foi percebido que, mesmo que um projeto cumprisse prazo, escopo e custo (ou seja, considerado um sucesso), ainda assim entregava 80% de recursos (features) que nunca ou raramente eram utilizados. Apenas 20% dos recursos desse produto de sucesso realmente agregavam valor perceptível pelo usuário.
Sendo assim, uma solução que aumenta o valor agregado, reduz custos envolvidos, aumenta produtividade e velocidade de entrega e reduz os retrabalhos vêm tomando o mercado nos últimos anos. Cerca de 74% das empresas ágeis brasileiras e 68% das empresas de todo o mundo utilizam o framework Scrum (confira relatório TSG completo).
A metodologia Scrum consiste em uma abordagem ágil de gestão de projetos que, além de oferecer entregas constantes de valor ao cliente, promove maior interação das partes interessadas com o produto que está sendo desenvolvido. Com isso, podem surgir alterações de escopo e de prioridades, que a abordagem ágil possibilita sem maiores transtornos.
Tendo como principal benefício uma maior habilidade de lidar com mudanças, o framework Scrum também melhora a visibilidade dos projetos e o aumento da produtividade do time, segundo o IGTI (Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação). Além disso, os métodos ágeis melhoram a motivação e a qualidade de vida no trabalho, já que promove ambiente de trabalho em equipe, engajamento e resultados rápidos.
Confira aqui artigo de como aplicar a metodologia Scrum na sua empresa.
Em comparação a metodologias tradicionais Waterfall, os projetos ágeis têm 3x mais sucesso e podem reduzir os custos em até 4x:
Fonte: Adaptado de The Standish Group (2014) | Elaborado por MERITHU Consultoria
Fonte: Adaptado de The Standish Group (2014) | Elaborado por MERITHU Consultoria
Em um cenário de grande valorização do usuário, considerando que as exigências dele são os principais requisitos para a construção de um produto ou serviço de sucesso, o estudo prova que a metodologia ágil é a solução mais indicada para o desenvolvimento de soluções totalmente alinhadas às necessidades do consumidor, colocando-o como participante ativo na execução dos projetos.
Roberto Martini | Consultor da MERITHU
Alessandro Albiero | Sócio-Diretor da MERITHU
Referências:
“Alguns números da agilidade”, CONCRETE (2017);
“Desenvolvimento ágil em números, no Brasil e no Mundo”, Instituto de Gestão de Tecnologia da Informação (2017);
“EXCENDING VALUE”, The Standish Group International, Inc (2014);
Imagem de capa: Fundação Vanzolini