Merithu

/

BLOG

Sua empresa é ágil? Parte 2

metodologias scrum pdca

No artigo anterior falamos sobre PDCA (método amplamente utilizado para alcançar as metas estabelecidas), Gerenciamento de Projetos (abordagem linear com eventos sequenciais) e Scrum (metodologia ágil que enfatiza a entrega rápida de um produto em partes completas) e como são utilizados para gerar resultados. Compreenderemos agora como estas 3 abordagens podem ser interligadas para potencializar ainda mais os resultados de uma organização.

 

Como adaptar a metodologia de gerenciamento de projetos, utilizando o Scrum como framework, à luz do PDCA?

 

Essa adaptação tem como principal benefício a agilidade do desenvolvimento de softwares, melhorando a qualidade e o tempo de entrega dos sistemas demandados pelas áreas da empresa. Ela nasceu em um projeto aplicado em uma gerência de tecnologia da informação de uma empresa do ramo do varejo de móveis e eletrodomésticos.

 

A aplicação foi estruturada considerando as etapas da implementação do gerenciamento de projetos adaptadas aos conceitos do framework Scrum, utilizando-se o PDCA como método de aplicação.

 

 

O formato de trabalho é composto por 3 fases:

 

a) Iniciação;

b) Desenvolvimento (baseada no PDCA);

c) Encerramento.

 

 

a) Na fase de Iniciação são definidos os requisitos do negócio e está dividida em:

 

  1. estruturação do problema;
  2. formulação e avaliação das alternativas;
  3. escolha e divulgação das alternativas para execução;

 

b) A fase de Desenvolvimento é estruturada pelas etapas do PDCA, sendo:

c) Depois do Desenvolvimento é realizado o Encerramento onde são registradas as lições aprendidas e elaborado o termo de encerramento do projeto.

 

É possível perceber que o PDCA é um modelo mental e que todas as organizações deveriam utilizar. O GP é a metodologia aplicada ao gerenciamento de projetos que, neste caso, utilizou o framework Scrum para o desenvolvimento ágil de softwares.

 

Independentemente da abordagem, ou da forma como você a utiliza, para atingir os patamares desejados, uma metodologia deve fazer parte do dia-a-dia da empresa e o amadurecimento virá através da disciplina na sua execução, aliado a uma liderança forte, atuante e com foco em resultado.

 

 

Alessandro Albiero | Sócio-Diretor da MERITHU

 

 

Referências

CAMPOS, V.F. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia. 9ª ed. Nova Lima. Editora FALCONI, 2013.

PRADO, D. Planejamento e controle de projetos. 8ª ed. Nova Lima. Editora FALCONI, 2014.

SCHWABER, K.; SHUTHERLAND J. Guia do Scrum, Um guia definitivo para o Scrum: As regras do jogo.

Imagem de capa: conceitos.com

/

VEJA
TAMBÉM

Veja mais conteúdos que a Merithu produziu para você

Gestão em Tempos de Incertezas

Como se não bastassem os nossos problemas internos e os conflitos mundo afora, agora estamos nos deparando com o potencial

Qual a melhor metodologia: OBZ ou GMD?

Muitos me perguntam qual é a melhor metodologia para otimizar despesas: OBZ (Orçamento Base Zero) ou GMD (Gerenciamento Matricial das

CSC: Uma Estratégia para o Crescimento Acelerado do Seu Negócio

Em um ambiente organizacional cada vez mais complexo, a implementação de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) surge como uma

/

Fale conosco e conheça mais sobre nossos serviços