Como ser um Grande Líder: a visão da Google
Nós da MERITHU acreditamos que não há como construir valor e resultados em uma organização sem ter um time engajado, com conhecimento do negócio, domínio das melhores práticas de gestão, aplicação das novas tecnologias de informação e com todo o processo de mudança conduzido por uma forte liderança.
Recentemente, estudando o tema liderança, nos deparamos com um estudo realizado pela Google, que se dedicou a analisar, nos últimos 10 anos, os hábitos de suas lideranças mais eficientes na condução dos times na entrega de resultados.
Justin Bariso, autor do artigo e do livro que relatam os aprendizados do “Project Oxygen” da Google, inicia o tema relembrando a velha e conhecida frase:
As pessoas abandonam seus líderes, não as organizações onde trabalham.
Se isso é uma verdade, o que motiva uma pessoa a deixar seu líder e quais qualidades podem fazer de você um líder melhor?
Compartilhamos, resumidamente, os 10 comportamentos dos melhores líderes da Google:
1. Ser um bom coach
Um bom coach evita a armadilha de resolver todos os problemas para sua equipe assim que surgirem. Ao invés disso, eles usam esses problemas como momentos de ensino. Eles guiam e compartilham insights na hora certa, fazendo sua equipe adquirir experiência valiosa ao longo do caminho.
2. Empoderar a equipe e não “microgerenciar”
Micro gerência é o estilo de gestão em que o gerente observa e controla de perto o trabalho de seus subordinados. Isto, geralmente, possui uma conotação negativa. Um bom líder de equipe proporciona liberdade para as pessoas explorarem novas ideias, experimentar e desenvolver seus próprios estilos de trabalho. Líderes excelentes estão seguros que seus times possuem as ferramentas e flexibilidade de que precisam para executar seus trabalhos.
3. Criar um ambiente inclusivo, mostrando preocupação com o sucesso e bem-estar
Excelentes líderes fazem disto uma prioridade para construir confiança nos seus times. Em um time com alto nível psicológico, as pessoas sentem-se seguras para assumir riscos em torno de seus membros. Eles sentem-se confiantes que ninguém na equipe irá constranger ou punir o outro por cometer erros, fazer perguntas ou oferecer novas ideias.
4. Produtivo e orientado para resultados
Os melhores líderes fazem aqueles que os rodeiam melhores. Eles percebem do que suas equipes são capazes e usam inteligência emocional para motivar seus funcionários e ajudá-los a realizar seu potencial.
5. É um bom comunicador – ouve e compartilha informações
Grandes líderes são ótimos ouvintes, o que possibilita a compreensão. Eles também compartilham o que podem, percebendo que a transparência é benéfica para a equipe como um todo. Eles compartilham elogios sinceros e específicos, cedo e frequentemente. Mas eles também não retêm o feedback necessário quando erros são cometidos, certificando-se de enquadrá-lo de uma maneira construtiva e fácil de aprender.
6. Apoia o desenvolvimento de carreira e discussões de desempenho
Grandes líderes são comprometidos com o crescimento de seu pessoal. Eles fornecem opções de carreira, percebendo que nem todo mundo quer seguir o mesmo caminho. Eles também não deixam seu time para trás para ter ganhos pessoais. Em vez disso, eles apoiam os membros da equipe e os ajudam a alcançar seus objetivos.
7. Ter uma visão / estratégia clara para a equipe
Grandes líderes sabem para onde estão indo, mas com certeza também fazem todo o time saber – ao invés de mantê-los no escuro. Eles também têm o cuidado de comunicar “escopo”, expectativas realistas sobre quais ações específicas são necessárias para executar a estratégia e o papel de cada membro da equipe na entrega.
8. Ter habilidades técnicas importantes para ajudar a aconselhar a equipe
Grandes líderes entendem bem um trabalho e são qualificados no trabalho que supervisionam. Se um líder efetivo é trazido para um novo departamento, ele leva tempo no começo para se familiarizar com o trabalho diário e desafios do time. Isso lhes garante o respeito de seus liderados.
9. Colabora em toda a empresa
Alguns líderes criam silos, conduzindo suas equipes com uma mentalidade de “nós contra eles”, competindo contra outras equipes dentro da empresa. Grandes líderes têm a capacidade de enxergar o quadro geral e trabalhar pelo bem de uma empresa como um todo.
10. É um forte tomador de decisões
Grandes líderes assumem a responsabilidade. Eles tomam as decisões difíceis e garantem que todos entendam as razões por trás dessas decisões. Então, eles se comprometem a seguir adiante.
Se você, como nós da MERITHU, acredita que Liderança é o principal, dentre os o fatores chave de sucesso de uma organização, sugerimos aprofundar o tema usando como base as referências sugeridas ao final ou consultando nosso time de consultores especialistas no tema.
Eduardo Baltar, CEO da MERITHU
Roberto Martini, Consultor da MERITHU
Referências:
BARISO, Justin: Google Spent a Decade Researching What Makes a Great Boss. They Came Up With These 10 Things, INc, 2018
BARISO, Justin: EQ Applied – the real-world guide to Emotional Intelligence
Imagem de capa: positivemindfulleader