Quem Somos

Melhores pessoas, melhores resultados.
Somos uma empresa de consultoria que acredita que o desenvolvimento humano é o principal fator de geração de resultados para uma organização. Por este motivo construímos resultados surpreendes com nossos clientes através do engajamento e preparação de pessoas nas organizações.

Horário de Atendimento

Monday - Friday 09H-18H
Saturday - Sunday Fechado

contato@merithu.com.br

(51) 98116.6890 • (51) 99362-2743 • (51) 99688-8229

Top

Como ser um Grande Líder: a visão da Google

O Google passou os últimos 10 anos estudando o comportamento dos gestores de alta performance.

Como ser um Grande Líder: a visão da Google

Nós da MERITHU acreditamos que não há como construir valor e resultados em uma organização sem ter um time engajado, com conhecimento do negócio, domínio das melhores práticas de gestão, aplicação das novas tecnologias de informação e com todo o processo de mudança conduzido por uma forte liderança.

 

Recentemente, estudando o tema liderança, nos deparamos com um estudo realizado pela Google, que se dedicou a analisar, nos últimos 10 anos, os hábitos de suas lideranças mais eficientes na condução dos times na entrega de resultados.

 

Justin Bariso, autor do artigo e do livro que relatam os aprendizados do “Project Oxygen” da Google, inicia o tema relembrando a velha e conhecida frase:

As pessoas abandonam seus líderes, não as organizações onde trabalham.

 

Se isso é uma verdade, o que motiva uma pessoa a deixar seu líder e quais qualidades podem fazer de você um líder melhor?

 

Compartilhamos, resumidamente,  os 10 comportamentos dos melhores líderes da Google:

 

1. Ser um bom coach

Um bom coach evita a armadilha de resolver todos os problemas para sua equipe assim que surgirem. Ao invés disso, eles usam esses problemas como momentos de ensino. Eles guiam e compartilham insights na hora certa, fazendo sua equipe adquirir experiência valiosa ao longo do caminho.

 

2. Empoderar a equipe e não “microgerenciar”

Micro gerência é o estilo de gestão em que o gerente observa e controla de perto o trabalho de seus subordinados. Isto, geralmente, possui uma conotação negativa.  Um bom líder de equipe proporciona liberdade para as pessoas explorarem novas ideias, experimentar e desenvolver seus próprios estilos de trabalho. Líderes excelentes estão seguros que seus times possuem as ferramentas e flexibilidade de que precisam para executar seus trabalhos.

 

3. Criar um ambiente inclusivo, mostrando preocupação com o sucesso e bem-estar

Excelentes líderes fazem disto uma prioridade para construir confiança nos seus times. Em um time com alto nível psicológico, as pessoas sentem-se seguras para assumir riscos em torno de seus membros. Eles sentem-se confiantes que ninguém na equipe irá constranger ou punir o outro por cometer erros, fazer perguntas ou oferecer novas ideias.

 

4. Produtivo e orientado para resultados

Os melhores líderes fazem aqueles que os rodeiam melhores. Eles percebem do que suas equipes são capazes e usam inteligência emocional para motivar seus funcionários e ajudá-los a realizar seu potencial.

 

5. É um bom comunicador – ouve e compartilha informações

Grandes líderes são ótimos ouvintes, o que possibilita a compreensão. Eles também compartilham o que podem, percebendo que a transparência é benéfica para a equipe como um todo. Eles compartilham elogios sinceros e específicos, cedo e frequentemente. Mas eles também não retêm o feedback necessário quando erros são cometidos, certificando-se de enquadrá-lo de uma maneira construtiva e fácil de aprender.

 

6. Apoia o desenvolvimento de carreira e discussões de desempenho

Grandes líderes são comprometidos com o crescimento de seu pessoal. Eles fornecem opções de carreira, percebendo que nem todo mundo quer seguir o mesmo caminho. Eles também não deixam seu time para trás para ter ganhos pessoais. Em vez disso, eles apoiam os membros da equipe e os ajudam a alcançar seus objetivos.

 

7. Ter uma visão / estratégia clara para a equipe

Grandes líderes sabem para onde estão indo, mas com certeza também fazem todo o time saber – ao invés de mantê-los no escuro. Eles também têm o cuidado de comunicar “escopo”, expectativas realistas sobre quais ações específicas são necessárias para executar a estratégia e o papel de cada membro da equipe na entrega.

 

8. Ter habilidades técnicas importantes para ajudar a aconselhar a equipe

Grandes líderes entendem bem um trabalho e são qualificados no trabalho que supervisionam. Se um líder efetivo é trazido para um novo departamento, ele leva tempo no começo para se familiarizar com o trabalho diário e desafios do time. Isso lhes garante o respeito de seus liderados.

 

9. Colabora em toda a empresa

Alguns líderes criam silos, conduzindo suas equipes com uma mentalidade de “nós contra eles”, competindo contra outras equipes dentro da empresa. Grandes líderes têm a capacidade de enxergar o quadro geral e trabalhar pelo bem de uma empresa como um todo.

 

10. É um forte tomador de decisões

Grandes líderes assumem a responsabilidade. Eles tomam as decisões difíceis e garantem que todos entendam as razões por trás dessas decisões. Então, eles se comprometem a seguir adiante.

Se você, como nós da MERITHU, acredita que Liderança é o principal, dentre os o fatores chave de sucesso de uma organização, sugerimos aprofundar o tema usando como base as referências sugeridas ao final ou consultando nosso time de consultores especialistas no tema.

 

 

Eduardo Baltar, CEO da MERITHU

Roberto Martini, Consultor da MERITHU

 

Referências:

BARISO, Justin: Google Spent a Decade Researching What Makes a Great Boss. They Came Up With These 10 Things, INc, 2018

BARISO, Justin: EQ Applied – the real-world guide to Emotional Intelligence

Imagem de capa: positivemindfulleader

MERITHU Consultoria

Somos uma empresa de Consultoria que acredita que o desenvolvimento humano é o principal fator de geração de Resultados para uma organização.

No Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: