A melhoria de margens torna sua organização mais produtiva. Este objetivo tem o foco a gestão, definindo os melhores desafios para crescer de maneira sustentável e consistente. Recomendamos esta solução para empreendedores e lideranças que já tem uma operação minimamente estruturada e buscam eliminar gargalos e aumentar margens.
“Nós vemos os nossos clientes como convidados para uma festa, em que nós somos os anfitriões. É o nosso trabalho de todos os dias fazer com que cada aspecto importante da experiência do cliente seja um pouco melhor.” – Jeff Bezos
O Gerenciamento Matricial de Receitas visa identificar oportunidades de melhoria nas estratégias comerciais, na experiência do cliente, na produtividade e agilidade dos processos, na eficiência dos times de forma a atender melhor os clientes, aumentando os volumes de vendas e a rentabilidade do portfólio de produtos e serviços.
O gerenciamento matricial propõe que haja dois responsáveis por cada conta: o gestor do pacote de receitas e o gestor do setor de mercado.
Isto acontece por meio de 3 etapas:
1 – Montagem da Matriz de Receitas:
Receitas são estruturadas de forma matricial, através dos mercados de atuação e pacotes de receitas.
2 – Parametrização das Receitas:
Para permitir a comparação e análises entre o desempenho da Receitas dos produto e mercados, deve-se definir os indicadores que serão desdobrados até o último nível da organização.
3 – Elaboração de Ações e Acompanhamento:
Para cada oportunidade identificada, são elaborados Planos de Ação para atingimento das metas. Além disso, são estruturados rituais de acompanhamento para garantia dos resultados.
Isso tudo para melhorar a Margem de Contribuição das Organizações.
“Custo é como unha, tem de cortar sempre” – Carlos Alberto Sicupira
O Gerenciamento Matricial de Despesas (GMD) é uma metodologia gerencial utilizada para a análise e otimização das despesas operacionais, também chamadas de SG&A.
Em um modelo tradicional de gestão orçamentária, cabe ao gestor da área gerenciar as despesas sob sua responsabilidade. O GMD propõe a gestão orçamentária da seguinte forma:
Controle cruzado das despesas, onde dois gestores gerenciam uma mesma conta contábil, sob perspectivas distintas: o gestor de pacote, que gerencia uma conta contábil de forma transversal à organização (ao longo de toda a sua estrutura), e o próprio gestor da área, promovendo assim um ganho de escala;
As despesas são parametrizadas pelo seu “fato gerador” de gasto, estabelecendo os indicadores de performance de modo a identificar oportunidades de melhoria e melhores práticas, auxiliando no processo de negociação das metas da empresa;
Para cada meta negociada, são elaborados planos de ação. Além disso, são estruturados os rituais de governança para controle e captura dos resultados.
O objetivo final do GMD é auxiliar a empresa a melhorar do seu resultado operacional, promovendo competitividade e crescimento sustentável.
“Controle seus custos melhor que seus concorrentes. É aí que podes sempre encontrar a vantagem competitiva” – Sam Walton
A aplicação da metodologia do Orçamento Base Zero auxilia as empresas a responder 4 questões fundamentais:
A resposta para cada um dos pontos será construída com a implementação de uma cultura proativa de questionamento constante que visa otimizar as despesas, eliminar desperdícios dos processos e elevar a eficiência global da empresa.
Ajudamos a empresa a entender o custo e o retorno de cada um dos seus entregáveis em todas as áreas e a garantir seja realizado somente aquilo que agrega valor à organização.
A jornada de implementação passa por uma revisão do processo orçamentário, questionamento de paradigmas e mapeamento das lacunas baseado nas melhores práticas internas e de mercado. O OBZ busca construir a cultura de melhoria contínua com o uso de indicadores de desempenho para todas as contas e áreas da companhia.