Como se preparar para o futuro?
A cada minuto do ano de 2018, foram 3,7 milhões de pesquisas no Google, 4,3 milhões de vídeos visualizados no YouTube, 18 milhões de mensagens de texto enviadas e 38 milhões de mensagem no WhatsApp.
Em um mundo se transformando em uma velocidade cada vez mais rápida, como preparar sua organização para as transformações que estão surgindo?
Para Luís Rasquilha, CEO da Inova Consulting, o futuro já está acontecendo e a tendência é que, até 2025, 100% da população global esteja conectada (atualmente, 48% ainda não possuem conexão).
“Estamos vivendo uma mudança de era, onde novos modelos de trabalho, de relacionamento e de entrega de valor ditarão as regras do jogo”.
Neste contexto, Rasquilha recomenda 10 ações para criar uma cultura inovadora em sua organização:
- Tenha um propósito claro que reflita o DNA, que seja tangível e aplicável.
- Venda um sonho. As pessoas compram experiências, benefícios e sorrisos, as emoções são mais importantes que o dinheiro.
- Aproxime pessoas e tecnologias, capacite as pessoas, desenvolva as tecnologias e adote a cultura humano vs digital.
- Foque em nichos de alto valor agregado, resolva problemas do mercado e do cliente, identifique mercados promissores e posicione-se claramente face aos outros.
- Crie um ecossistema, terceirize o que não interessa, construa uma rede de inovação aberta, reforce a inteligência coletiva e a economia do compartilhamento.
- Interaja com o cliente, escutando-o e observando-o, evolua com suas recomendações.
- Fail Fast, prototipe rápido, teste o produto e falhe rápido, analise os dados e faço os ajustes.
- Olhe para a frente, antecipe movimentos, crie mercados e necessidades, reinvente-se permanentemente.
- Faça a sua transformação digital, mapeie a jornada do seu cliente, digitalize os processos e incorpore a tecnologia relevante ao negócio.
- Adote a inovação estratégica, crie/reforce e dissemine uma cultura de inovação, ajuste os ciclos de crescimento e quebra, adote um processo de inovação.
Referências:
AMCHAM Porto Alegre, CEO Fórum 2018
INOVA Consulting