Merithu

/

BLOG

O fim do planejamento?

As empresas dedicam tempo e recursos pensando produtos, serviços ou processos que estejam a frente da concorrência. No entanto, a velocidade da transformação digital é tão intensa que, o que estamos desenvolvendo hoje já pode estar ultrapassado ou obsoleto.

 

É preciso estar muito atualizado em relação as tecnologias disponíveis e pensando no que queremos entregar, qual a necessidade queremos suprir. Contudo, só isso não é suficiente. Mas, também, em como vamos atender esta necessidade utilizando os recursos digitais mais avançados disponíveis para isso.

 

Além, das tecnologias que estão sendo desenvolvidas por pequenas iniciativas como as startup´s, que nascem muito pequenas mas, rapidamente, podem transformarem-se em grandes empresas com valores multi milionários, existem tendências de recursos digitais já desenvolvidos e/ou em desenvolvimento que fatalmente impactarão o modo de se fazer as coisas em um futuro muito próximo, (1 ou 2 anos).

 

O Gartner Group de Stamford, Connecticut, USA – estabelece algumas tendências para 2019, que iremos abordar em novos posts brevemente.

 

  • Coisas Autônomas
  • Análise Aumentada
  • Desenvolvimento Orientado por Inteligência Artificial
  • Gêmeos Digitais
  • Borda Potencializada
  • Experiência Imersiva
  • Blockchain
  • Espaços Inteligentes
  • Ética e privacidade digital
  • Computação Quântica

 

Assim, o índice de “mortalidade” de empresas passa a ser muito elevado. Tanto para novos desenvolvimentos, que podem nascer obsoletos ou mesmo a obsolescência de negócios que prosperaram a vida toda, mas que, repentinamente são substituídos por outra forma de atender a necessidade do mercado. Portanto, o risco de um negócio rapidamente não existir mais é imenso.

 

Isso gera dificuldades para o planejamento dos negócios. As análises estratégicas precisam considerar as novas tecnologias, as tendências tecnológicas e a alteração da forma de atender as necessidades do mercado que se quer atingir. Mas, isso não é fácil de se conhecer. Porque muitas estão em empresas incubadoras e podem surpreender o mercado.

 

Mesmo assim, é fundamental pesquisar e estar em dia com as tecnologias e em contato com as inovações. É preciso conhecer e/ou prever os novos hábitos e perfil dos consumidores que se alteram conforme a transformação digital vai acontecendo.

 

Portanto, o ciclo do planejamento precisa ser repensado. É possível sobreviver fazendo o planejamento para 5 anos? Sim, se pode alterar se algo novo surgir no caminho. Mas, estar em sintonia e sincronia com as evoluções nos manteria pelo menos no mesmo passo. Não um passo atrás.

 

Contudo, o ideal é ser o agente da transformação, estar um passo à frente. Para isso, é necessário ter mecanismos de planejamento mais ágeis, conforme a natureza do negócio.

 

Você já pensou em como fazer isso? Está na sua rotina uma nova forma de planejar mais ágil e que contemple o impacto da transformação digital e novas tecnologias?

 

 

Tadeu R. de Lima | Sócio-Diretor na MERITHU

 

 

Referências:

  • Sergei Beserra ECOA PVC- RIO
  • Gartner Symposium
  • Instituto Pensar
  • Imagem de capa: VendaMais

/

VEJA
TAMBÉM

Veja mais conteúdos que a Merithu produziu para você

A Anatomia dos Descontos: Como Evitar a Destruição de Valor e Maximizar sua Margem de Lucro

Em um mercado cada vez mais competitivo, a pressão por preços baixos se tornou uma constante para as empresas. Mas,

Crise à Vista? Por Que Uma Gestão Inteligente da Necessidade de Capital de Giro é o Fator Decisivo para Sobreviver

Em tempos de incerteza econômica, um aspecto se destaca para quem quer atravessar a crise: liquidez. Mais do que nunca,

Transformação Digital com ROI: O Guia Prático para Resultados Reais

Nos últimos anos, a transformação digital se tornou uma prioridade para empresas de todos os portes e setores. No entanto,

/

Fale conosco e conheça mais sobre nossos serviços