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Estruturar a Operação

“Meu negócio está ganhando espaço no mercado, mas acredito que é a hora de profissionalizar minha empresa e meus processos. Vou chamar um consultor da MERITHU para me auxiliar.”

Preparar o terreno é o primeiro passo para ter uma organização de sucesso. Este objetivo tem o foco no preparo da operação para alçar voos cada vez mais altos. A estruturação do negócio é uma solução muito versátil que agrega valor por meio da estratégia, processos ou ambos, analisando a sua necessidade e desenvolvendo um sistema de gestão a quatro mãos entre consultoria e cliente.

Conheça as ferramentas que utilizamos 

Reestruturação Organizacional e de Processos

O ROP é uma solução voltada para a melhoria de resultados por meio da implementação de uma gestão interfuncional de processos. As operações e resultados da empresa são melhoradas através de quatro alavancas: Tecnologia, Estrutura, pessoas e Padrões.

 

Isto acontece por meio de 3 etapas:

 

1 – Avaliação da Cadeia de Valor

Levantamento dos macroprocessos da empresa e priorização daqueles que geram mais valor para os “stakeholders”

 

2 – Mapeamento da Situação Atual

Os macroprocessos priorizados são analisados mais profundamente para identificar oportunidades de melhoria

 

3 – Definição da Situação Futura

As oportunidades de melhoria mais relevantes são elencadas, criando um modelo futuro  dos processos e da estrutura da organização

 

4 – Planejamento e Implementação

Planos de ação são elaborados para suportar a transição da situação atual para a futura, através do acompanhamento de indicadores estratégicos dos processos e cumprimento dos padrões

Gerenciamento da Rotina

O Gerenciamento da rotina do dia-a-dia tem como principal objetivo melhorar resultados e estabilizar processos.

Além disso, são definidos indicadores de desempenho, estabelecidas metas de melhoria e manutenção, além da revisão da sistemática de controle.

 

Isto acontece por meio de 4 etapas:

 

1 – Estabelecimento de metas;

Análise do desempenho dos indicadores estabelecidos e propostas metas de melhoria e manutenção.

 

2 – Revisão de Padrões;

Definição das melhores práticas utilizadas na execução das tarefas a fim de otimizar sua operação e tornar os processos previsíveis.

 

3 – Elaboração de Ações e Acompanhamento;

Para cada oportunidade identificada, são elaborados Planos de Ação para atingimento das metas. Além disso, são estruturados rituais de acompanhamento para garantia dos resultados.

 

Isso tudo para que seus processos sejam os melhores do setor, garantindo competitividade e crescimento de mercado a sua empresa.

Gerenciamento Matricial de Despesas

“Custo é como unha, tem de cortar sempre” – Carlos Alberto Sicupira

 

O Gerenciamento Matricial de Despesas (GMD) é uma metodologia gerencial utilizada para a análise e otimização das despesas operacionais, também chamadas de SG&A.

 

Em um modelo tradicional de gestão orçamentária, cabe ao gestor da área gerenciar as despesas sob sua responsabilidade. O GMD propõe a gestão orçamentária da seguinte forma:

Controle cruzado das despesas, onde dois gestores gerenciam uma mesma conta contábil, sob perspectivas distintas: o gestor de pacote, que gerencia uma conta contábil de forma transversal à organização (ao longo de toda a sua estrutura), e o próprio gestor da área, promovendo assim um ganho de escala;

 

As despesas são parametrizadas pelo seu “fato gerador” de gasto, estabelecendo os indicadores de performance de modo a identificar oportunidades de melhoria e melhores práticas, auxiliando no processo de negociação das metas da empresa;

 

Para cada meta negociada, são elaborados planos de ação. Além disso, são estruturados os rituais de governança para controle e captura dos resultados.

 

O objetivo final do GMD é auxiliar a empresa a melhorar do seu resultado operacional, promovendo competitividade e crescimento sustentável.

Gestão do Trabalho Híbrido

“O trabalho remoto é o futuro do trabalho” – Alexis Ohanian, Reddit

A Gestão do Trabalho Híbrido é uma solução que auxilia as empresas que desejam estruturar o trabalho híbrido e remoto sem perder produtividade, definindo políticas e possibilitando seu gerenciamento. A  ferramenta é modular e versátil, podendo atender diversas necessidades:

 

1) Redução de custo: é possível otimizar os custos relacionados ao trabalho presencial como espaço físico necessário, ativos de infraestrutura e encargos para colaboradores em jornada presencial.

 

2) Clima organizacional: entender como os colaboradores veem o trabalho remoto, considerando suas vantagens e desvantagens, permite que sua implementação seja coerente e melhore a qualidade de vida do trabalho.

 

3) Nível de implantação do trabalho remoto: entender se a empresa está aproveitando o máximo do trabalho remoto, extraindo todas a vantagens em qualidade e quantidade do modelo.

 

4) Eficiência e produtividade do time: definir indicadores claros de eficiência e produtividade para garantir que o trabalho híbrido mantém a mesma performance do trabalho presencial.

 

Você está 100% satisfeito com o modelo de trabalho atual da sua empresa?

O seu time alcançou a produtividade planejada e esperada no modelo de trabalho remoto?

 

Caso você entenda que a sua empresa possui oportunidades de melhoria no modelo de trabalho, a Gestão do Trabalho Híbrido é a solução ideal para identificar e auxiliar na captura dessas oportunidades.