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Manual de sobrevivência: como a sua organização pode prosperar em meio às transformações no mundo dos negócios?

Manual de sobrevivência: como a sua organização pode prosperar em meio às transformações no mundo dos negócios?

A sua organização está pronta para sobreviver? Nos últimos anos, a evolução e o surgimento de novas tecnologias digitais aumentaram a conectividade das pessoas, facilitando uma série de rotinas diárias, tornando os processos mais ágeis e produtivos, liberando a energia e tempo para uma melhor qualidade de vida da população.

 

Transformações irreversíveis vêm acelerando o mundo dos negócios como nunca visto antes. Estamos vivenciando um novo imperativo: o da velocidade. Como diz Klaus Schwab, Presidente do Fórum Econômico mundial, “no mundo de hoje não é o peixe grande que come o peixe pequeno, é o peixe rápido que come o peixe lento”. Neste novo momento, vantagens competitivas, construídas ao longo dos anos, se tornam obsoletas simplesmente da noite para o dia com a consequente disrupção nos modelos de negócio tradicionais.

 

Além disso, para intensificar ainda mais essa tendência, a crise mundial causada pelo coronavírus (covid-19) antecipou ainda mais esse processo em que as empresas tiveram de se reinventar, buscando o aumento de seus canais digitais, tendo em vista as exigências do afastamento social.

 

Devido a esse cenário de insegurança em relação ao futuro, faz-se cada vez mais necessário fortalecer e acelerar o processo de reflexão sobre os rumos da organização, não só a curto prazo, estabelecendo um comitê de crise, mas também a longo prazo, repensando o futuro dos negócios.

 

É exatamente nesse ponto que nossa solução de Formulação Estratégica pode ajudar!

 

Nossa metodologia de trabalho engaja o time, em cinco passos, a entender as preocupações das lideranças com o futuro dos negócios, avaliar a saúde econômica e financeira apontando riscos e oportunidades de melhoria, identificar nos cenários futuros questões estratégicas que possam impactar na sobrevivência da organização e discutir quais as opções de estratégia podem ser adotadas para não só manter o negócio vivo, mas crescendo de forma forte e sustentável.

 

 

 

Passo 1: Diagnosticar o Negócio

 

Nesta etapa, entrevistamos as principais lideranças para entender suas preocupações em relação ao futuro do negócio. Na conversa identificamos as expectativas de crescimento e rentabilidade do negócio para o futuro, além de entender logo de início potenciais questões estratégicas que precisam ser resolvidas para o horizonte estratégico definido. Fazem ainda parte desta etapa a construção do Business Model CANVAS, de forma a permitir um melhor entendimento das propostas de valor e diferenciais estratégicos, além do diagnóstico econômico e financeiro, cuja finalidade é esclarecer como está a saúde da organização e quais são as principais alavancas de geração de valor.

 

Passo 2: Definir o Problema Estratégico

 

Nesta etapa, utilizamos ferramentas de pesquisa, análise e entrevistas em profundidade para entender as expectativas das diversas partes interessadas do negócio em relação ao seu futuro, ajudamos a realizar uma reflexão sobre os norteadores estratégicos da organização, revisando seu propósito, missão, visão e valores, construindo, assim, os pilares para a definição das metas globais preliminares para os próximos anos com as lideranças.

 

Passo 3: Identificar Questões Estratégicas

 

Uma vez que definimos nossa Visão de Longo Prazo, determinando nossa meta global, sabemos qual o nosso problema estratégico (diferença entre o valor atual e o desejado).  Desta forma, o próximo passo é identificar nos ambientes interno e externo, as questões estratégicas (causas) com potencial de impedir que nossa visão seja concretizada no prazo estabelecido. Para tanto, realizamos uma série de análises genéricas e aprofundamos os temas mais importantes selecionados (análises focadas) para, ao final, eleger com as lideranças da organização as questões estratégicas prioritárias que serão alvo de solução na próxima fase: identificar as opções estratégicas para bloqueá-las ou vencê-las.

 

Passo 4: Identificar Opções Estratégicas

 

Nesta etapa, para cada Questão Estratégica priorizada na etapa anterior, precisamos identificar e analisar as opções estratégicas para superá-la. Este é um processo bastante intenso em que temos que, junto com as lideranças, engajar o time para estudar as alternativas mais viáveis, dentro da capacidade financeira do negócio. Uma vez encontradas, as melhores opções estratégicas serão priorizadas e terão suas lógicas detalhadas pelo time (formulação) para facilitar o entendimento de todos e garantir o sucesso no momento da execução.

 

Passo 5: Validar em Workshop Estratégico

 

Por fim, todo o processo passa por uma validação final em Workshop Estratégico com as lideranças, recapitulando o processo e aprovando os norteadores estratégicos, as metas globais e o mapa estratégico com a visão clara das opções estratégicas e suas métricas de acompanhamento para o período.

 

Sabemos que é difícil ter uma previsão precisa sobre o futuro e seus impactos nos negócios e que mesmo organizações com um excelente processo de Formulação Estratégica podem falhar em suas interpretações, decisões e, até mesmo, execuções da estratégia. Entretanto, nossa experiência de mais de 20 anos conduzindo processos como este demonstra que desenvolver uma mentalidade e cultura de pensamento estratégico prepara as organizações para reagirem de forma mais ágil aos sinais de mudança, o que pode ser determinante para sua sobrevivência.

 

E então: sua organização já sabe como pode prosperar em meio às transformações no mundo dos negócios?

 

 

Autores:

 

 

Eduardo Baltar

 

Atualmente CEO da MERITHU, é também Mentor da ENDEAVOR, membro do Conselho Consultivo da FEJERS e consultor voluntário no projeto Avante da Brigada Militar RS, atuando com consultoria de gestão durante 23 anos de trajetória, auxiliou mais de 50 organizações, de diversos segmentos e setores, a desenvolver estratégias e a superar metas de melhoria de resultados operacionais. É Administrador de Empresas formado pela PUCRS, especialista em Marketing pela ESPM, tem formação Executiva em Strategy And Business Innovation pela Wharton School, Strategy and Leadership pela INSEAD, além de contar com formação para Conselheiro de Administração pelo IBGC.

 

 

Nilo Okido

 

É Consultor da MERITHU Consultoria no Rio Grande do Sul. Durante sua trajetória profissional, auxiliou no desenvolvimento e melhoria de produtos, qualificação de fornecedores, e mapeamento de processos. Possui experiência nas áreas de indústria eletrônica e varejo de moda. É Engenheiro Mecânico graduado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com mobilidade na Shibaura Institute of Technology em Tóquio no Japão.

 

MERITHU Consultoria

Somos uma empresa de Consultoria que acredita que o desenvolvimento humano é o principal fator de geração de Resultados para uma organização.

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