Quem Somos

Melhores pessoas, melhores resultados.
Somos uma empresa de consultoria que acredita que o desenvolvimento humano é o principal fator de geração de resultados para uma organização. Por este motivo construímos resultados surpreendes com nossos clientes através do engajamento e preparação de pessoas nas organizações.

Horário de Atendimento

Monday - Friday 09H-18H
Saturday - Sunday Fechado

contato@merithu.com.br

(51) 98116.6890 • (51) 99362-2743 • (51) 99688-8229

Top

Implantar o desdobramento de metas OKR requer uma equipe de alta maturidade

Implantar o desdobramento de metas OKR requer uma equipe de alta maturidade

“Aumentar a maturidade de uma equipe produz melhorias nos resultados e gera valor dentro de uma organização. As melhorias acontecem à medida que o engajamento cresce e evolui.”

 

Após a publicação do artigo O jeito Google de desdobrar as metas, temos sido consultados por gestores sobre o que é necessário para implantar o método de desdobramento de metas – denominado OKR – na empresa.

 

Existe uma série de pré-requisitos para que a implantação seja um sucesso. A primeira questão que abordaremos é sobre o nível de maturidade dos gestores e demais funcionários.

 

Esta questão – nível de maturidade – é de suma importância quando queremos acelerar os processos de desdobramento de metas dentro da empresa, utilizando o método das OKR´s. Existe a necessidade de contar com profissionais que tenham uma visão sistêmica – ter o entendimento da empresa como um sistema, formado por várias partes que interagem e que operam de forma integrada.

 

Esta não é a única condição, porém é aquela que determinará se os resultados alcançados após a execução dos planos serão satisfatórios.

 

Por que é tão necessário termos profissionais com visão sistêmica para implantar o OKR?

 

Conforme explanado no artigo anterior, no modelo OKRs, o desdobramento é feito de forma imediata, ou seja, divulgada a meta global todos começam a definir suas medidas, transformando-se em ações imediatas. Para ter velocidade, é necessário que todos os envolvidos conheçam o impacto de seu trabalho e quais são as mudanças que precisarão ser feitas para que o resultado global seja atingido. Sem esta condição, cada gestor cuidará de seu trabalho, definindo metas internas que pouco influenciam no resultado global.

 

Então, se sua empresa pretende implantar o desdobramento de metas seguindo o modelo OKR, tenha primeiro a certeza que os gestores, nos diversos níveis, tenham ciência da parte que ocupam dentro do processo a partir da visão geral, permitindo que a meta global da empresa seja a soma das metas de cada parte.

 

Se esta condição é inexistente, sugerimos que primeiro seja feito um trabalho forte de “Construção de uma Visão Sistêmica” junto a todos os gestores (ou seja, garantir que todos entendam como o seu trabalho impacta nos níveis superiores e pares), para ter certeza que todos estarão trabalhando na direção do alcance da meta global.

 

Carlo Afonso Zilli, MSc | Consultor da MERITHU

MERITHU Consultoria

Somos uma empresa de Consultoria que acredita que o desenvolvimento humano é o principal fator de geração de Resultados para uma organização.

No Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: