O economista italiano Vilfredo Pareto, pesquisou e descobriu em 1892 que 80% da terra da Itália estava nas mãos de 20% dos italianos. Esta tese foi desenvolvida ao perceber que, em sua horta, 20% das vagens continham 80% das ervilhas.
Mas foi depois da segunda Guerra Mundial que o conceito foi realmente utilizado e difundido, através do Dr. Juran, que foi ajudar o Japão em sua recuperação pós-guerra. Joseph Moses Juran confirmou que quase tudo segue essa regra 80/20. É comum nos negócios perceber que 80 % das vendas estão concentradas em 20% dos clientes; que 80% da margem financeira são obtidas em 20 % dos produtos.
Empiricamente, também foi constatado que muitos fenômenos da natureza obedecem a essa regra. Não, necessariamente, temos que ter essa relação em números exatos, 80/20. O que se busca aqui é identificar quais são os fatores significativos que estamos analisando. Pode ser 70/30, 90/10… é uma relação aproximada. O que fica evidente, é que a maior parte de um resultado tem origem em poucas causas.
Esse princípio, tão amplamente utilizado no mundo dos negócios, nas análises e nos diagnósticos, também pode e deve ser utilizado na vida pessoal, para tirar o melhor proveito do tempo e potencializar os resultados.
Os executivos vivem com tempo apertado envolvidos em uma agenda maluca, em que o dia teria que ter mais de 24 horas, sem tempo para a família etc. No entanto, podemos utilizar o princípio de Pareto para focar as nossas atividades naquelas que mais afetam os resultados. Cabe perguntar, qual é o produto, qual o resultado que realmente eu busco? Quais são as atividades que executo no dia-a-dia que tem impacto direto nesse fim?
Listar as atividades diárias, correlacioná-las com o resultado almejado, descobriremos que dedicamos tempo excessivo às atividades que impactam pouco ou nada no resultado. As atividades que devemos priorizar são aquelas que influenciam diretamente no resultado.
Não perca tempo com atividades que não impactam significativamente ou diretamente nos resultados. Aprenda a delegar. Delegando tarefas, você estará dando oportunidades a outras pessoas desenvolverem-se, ao mesmo tempo que salva seu tempo. E aprenda a dizer não a tarefas que não são de sua responsabilidade, inclusive da sua própria equipe. Muitas vezes, criamos o “vício” na equipe de “delegar para cima”.
Veremos que as nossas ações serão muito mais eficazes para os resultados. E, talvez, até sobre tempo para planejar mais, fazer outras coisas que sempre procrastinamos por absoluta “falta de tempo”.
Segundo a regra 80/20, de Pareto, 80% do resultado pelo qual trabalhamos, são dependentes de apenas 20% das nossas atividades, aproximadamente.
Tente isso!
Tadeu Lima | Sócio-Diretor e Consultor da MERITHU