A maioria das empresas procura melhorar o resultado de seus processos, mas sem conseguir identificar aqueles que devem ter um desempenho excepcional para o sucesso da estratégia da empresa. Um dos problemas enfrentados pelas empresas que fazem uso de indicadores de desempenho é saber quais os dados necessários para a tomada de decisão.
Indicadores de desempenho permitem que seja feita uma análise mais completa da situação da empresa, sendo o ponto de partida para qualquer ação de melhoria. Através dessa ferramenta é possível ter informações importantes que visam dar ideia de como a empresa está em relação aos seus concorrentes ou a todas as demais do mesmo nicho de atuação.
Como já se sabe, o que não é medido, não é gerenciado. Sem medidas, os empregados de todos os níveis não tem base para saber especificamente o que a empresa espera alcançar, monitorar o seu próprio resultado e identificar as áreas de aperfeiçoamento de desempenho.
Um dos modelos utilizados é a árvore de indicadores. Para a criação da mesma, alguns pontos devem ser considerados para facilitar a tomada de decisão:
– Definir quais os indicadores de desempenho que devem ser utilizados;
– Analisar qual a relação entre estes indicadores;
– Apresentar ou definir qual o valor da meta;
– Apresentar o resultado total do período;
– Apresentar o resultado comparável;
– Apresentar o percentual de atingimento em relação à meta;
– Apresentar o percentual de crescimento/ queda em relação ao período comparável;
Porém a criação de um modelo de indicadores depende principalmente do tipo de empresa e do objetivo desta informação para a tomada de decisão. Logo, este modelo é formulado individualmente analisando qual o objetivo estratégico da empresa ou da área e quais os indicadores que impactam neste objetivo. No exemplo abaixo o objetivo principal é o aumento da margem bruta controlado pela área de pricing de uma empresa de varejo:
O ideal é que estes indicadores sejam usados em reuniões gerenciais para apresentação dos resultados e elaboração de planos de ações, que serão realizados na rotina do dia a dia de trabalho e sejam apresentados os resultados obtidos nessas ações na próxima reunião.
Como resultados da implementação da gestão por desempenho pode se obter um ambiente mais consistente e sistemático, informações de forma rápida, com fácil interpretação por todos os segmentos da organização, comunicação do que está acontecendo na organização e identificação de falhas, além de um aumento no ganho financeiro.
Sibele Guareschi | Consultor da MERITHU