google-site-verification=dvB2QRCePe7dYZ2OVuCDLFGOULJlTSp0GvbmcDscA0o

Quem Somos

Melhores pessoas, melhores resultados.
Somos uma empresa de consultoria que acredita que o desenvolvimento humano é o principal fator de geração de resultados para uma organização. Por este motivo construímos resultados surpreendes com nossos clientes através do engajamento e preparação de pessoas nas organizações.

Horário de Atendimento

Monday - Friday 09H-18H
Saturday - Sunday Fechado

contato@merithu.com.br

(51) 98116.6890 • (51) 99362-2743 • (51) 99688-8229

Top

Os teus indicadores auxiliam na melhora dos resultados?

Se realizada de forma apropriada, a gestão de desempenho pode ser um diferencial para uma empresa, fazendo com que elas obtenham resultados acima de seus concorrentes e consigam sobreviver ao mercado cada vez mais competitivo.

Os teus indicadores auxiliam na melhora dos resultados?

A maioria das empresas procura melhorar o resultado de seus processos, mas sem conseguir identificar aqueles que devem ter um desempenho excepcional para o sucesso da estratégia da empresa. Um dos problemas enfrentados pelas empresas que fazem uso de indicadores de desempenho é saber quais os dados necessários para a tomada de decisão.

 

Indicadores de desempenho permitem que seja feita uma análise mais completa da situação da empresa, sendo o ponto de partida para qualquer ação de melhoria. Através dessa ferramenta é possível ter informações importantes que visam dar ideia de como a empresa está em relação aos seus concorrentes ou a todas as demais do mesmo nicho de atuação.

 

Como já se sabe, o que não é medido, não é gerenciado. Sem medidas, os empregados de todos os níveis não tem base para saber especificamente o que a empresa espera alcançar, monitorar o seu próprio resultado e identificar as áreas de aperfeiçoamento de desempenho.

 

Um dos modelos utilizados é a árvore de indicadores. Para a criação da mesma, alguns pontos devem ser considerados para facilitar a tomada de decisão:

– Definir quais os indicadores de desempenho que devem ser utilizados;

– Analisar qual a relação entre estes indicadores;

– Apresentar ou definir qual o valor da meta;

– Apresentar o resultado total do período;

– Apresentar o resultado comparável;

– Apresentar o percentual de atingimento em relação à meta;

– Apresentar o percentual de crescimento/ queda em relação ao período comparável;

 

Porém a criação de um modelo de indicadores depende principalmente do tipo de empresa e do objetivo desta informação para a tomada de decisão. Logo, este modelo é formulado individualmente analisando qual o objetivo estratégico da empresa ou da área e quais os indicadores que impactam neste objetivo. No exemplo abaixo o objetivo principal é o aumento da margem bruta controlado pela área de pricing de uma empresa de varejo:

 

 

O ideal é que estes indicadores sejam usados em reuniões gerenciais para apresentação dos resultados e elaboração de planos de ações, que serão realizados na rotina do dia a dia de trabalho e sejam apresentados os resultados obtidos nessas ações na próxima reunião.

Como resultados da implementação da gestão por desempenho pode se obter um ambiente mais consistente e sistemático, informações de forma rápida, com fácil interpretação por todos os segmentos da organização, comunicação do que está acontecendo na organização e identificação de falhas, além de um aumento no ganho financeiro.

 

Sibele Guareschi | Consultor da MERITHU

MERITHU Consultoria

Somos uma empresa de Consultoria que acredita que o desenvolvimento humano é o principal fator de geração de Resultados para uma organização.

Comment
  • Liane Eugênio

    Muito bom, parabéns guria 😘

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: