Merithu

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CASES DE SUCESSO

Alternativas logísticas para uma grande rede de Supermercados

Explorando alternativas e definindo a operação logística de uma grande rede de Supermercados para os próximos 5 anos.

A partir da meta global definida pelo trabalho de formulação estratégica do grupo, identificou-se a necessidade de redimensionar a operação logística a fim de sustentar o alcance do resultado, e o grupo contou com a ajuda da Merithu para analisar as diferentes opções.

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RESUMO

Desafio

Planejar a expansão logística para sustentar o crescimento do Grupo até 2028, superando os limites de capacidade do CD atual e considerando alternativas como ampliação no terreno próprio, aluguel de novos espaços ou mudança via BTS.

Implementação

Foram analisados nove (09) cenários com base em variáveis estratégicas, operacionais e financeiras. As alternativas foram discutidas em profundidade, com foco em viabilidade, impacto no EBITDA e risco de execução, culminando na escolha da solução mais aderente ao plano de crescimento.

Resultado

O Grupo sai do trabalho com uma decisão embasada e validada para expansão da operação logística, considerando os impactos no curto e longo prazo e garantindo condições estruturais para alcançar os objetivos estratégicos até 2028.

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DESDOBRAMENTO

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DESAFIO

O Grupo enfrentava um desafio estratégico arrojado em relação a sua meta de faturamento até 2028. Diante disso, identificou-se que a capacidade logística instalada no atual Centro de Distribuição (CD) era insuficiente para sustentar esse crescimento. A necessidade de ampliação da estrutura gerou discussões sobre permanecer na cidade ou migrar para uma nova localidade. A escolha deveria equilibrar fatores como estrutura física, custo de oportunidade do terreno, disponibilidade de mão de obra e impacto estratégico da permanência na cidade de origem frente à chegada de novos concorrentes na região.

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IMPLEMENTAÇÃO

O trabalho foi desenvolvido por meio de uma jornada analítica e estruturada, que envolveu desde o levantamento das projeções de demanda até a avaliação detalhada de cenários alternativos — permanência no local atual, ampliação com terrenos vizinhos, construção de novas estruturas ou mudança total para outro local via aluguel ou BTS. O projeto foi suportado por análises financeiras, técnicas e operacionais, considerando premissas como CAPEX, OPEX, custo de oportunidade, impacto na operação, tempo de ramp-up e valorização do imóvel. A decisão foi embasada por uma matriz de decisão, destacando os prós e contras de cada alternativa.

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RESULTADO

A partir das análises realizadas, foi possível identificar a solução ótima para garantir o crescimento sustentável da operação logística. A opção selecionada buscou equilibrar menor complexidade de execução, manutenção da padaria integrada e preservação da imagem institucional na região. A solução possibilita ganhos operacionais e financeiros, respeitando as limitações estruturais e de pessoal do CD atual, além de prever investimentos mais assertivos. O resultado foi um plano robusto, validado pela liderança do Grupo, que será implementado ao longo dos próximos ciclos estratégicos.

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