As empresas dedicam tempo e recursos pensando produtos, serviços ou processos que estejam a frente da concorrência. No entanto, a velocidade da transformação digital é tão intensa que, o que estamos desenvolvendo hoje já pode estar ultrapassado ou obsoleto.
É preciso estar muito atualizado em relação as tecnologias disponíveis e pensando no que queremos entregar, qual a necessidade queremos suprir. Contudo, só isso não é suficiente. Mas, também, em como vamos atender esta necessidade utilizando os recursos digitais mais avançados disponíveis para isso.
Além, das tecnologias que estão sendo desenvolvidas por pequenas iniciativas como as startup´s, que nascem muito pequenas mas, rapidamente, podem transformarem-se em grandes empresas com valores multi milionários, existem tendências de recursos digitais já desenvolvidos e/ou em desenvolvimento que fatalmente impactarão o modo de se fazer as coisas em um futuro muito próximo, (1 ou 2 anos).
O Gartner Group de Stamford, Connecticut, USA – estabelece algumas tendências para 2019, que iremos abordar em novos posts brevemente.
- Coisas Autônomas
- Análise Aumentada
- Desenvolvimento Orientado por Inteligência Artificial
- Gêmeos Digitais
- Borda Potencializada
- Experiência Imersiva
- Blockchain
- Espaços Inteligentes
- Ética e privacidade digital
- Computação Quântica
Assim, o índice de “mortalidade” de empresas passa a ser muito elevado. Tanto para novos desenvolvimentos, que podem nascer obsoletos ou mesmo a obsolescência de negócios que prosperaram a vida toda, mas que, repentinamente são substituídos por outra forma de atender a necessidade do mercado. Portanto, o risco de um negócio rapidamente não existir mais é imenso.
Isso gera dificuldades para o planejamento dos negócios. As análises estratégicas precisam considerar as novas tecnologias, as tendências tecnológicas e a alteração da forma de atender as necessidades do mercado que se quer atingir. Mas, isso não é fácil de se conhecer. Porque muitas estão em empresas incubadoras e podem surpreender o mercado.
Mesmo assim, é fundamental pesquisar e estar em dia com as tecnologias e em contato com as inovações. É preciso conhecer e/ou prever os novos hábitos e perfil dos consumidores que se alteram conforme a transformação digital vai acontecendo.
Portanto, o ciclo do planejamento precisa ser repensado. É possível sobreviver fazendo o planejamento para 5 anos? Sim, se pode alterar se algo novo surgir no caminho. Mas, estar em sintonia e sincronia com as evoluções nos manteria pelo menos no mesmo passo. Não um passo atrás.
Contudo, o ideal é ser o agente da transformação, estar um passo à frente. Para isso, é necessário ter mecanismos de planejamento mais ágeis, conforme a natureza do negócio.
Você já pensou em como fazer isso? Está na sua rotina uma nova forma de planejar mais ágil e que contemple o impacto da transformação digital e novas tecnologias?
Tadeu R. de Lima | Sócio-Diretor na MERITHU
Referências:
- Sergei Beserra ECOA PVC- RIO
- Gartner Symposium
- Instituto Pensar
- Imagem de capa: VendaMais