O caso do ‘HACKATHU’, o Hackaton da MERITHU.
Conforme a evolução das tecnologias e crescimento da competitividade, cresce a necessidade de as empresas inovarem seus produtos, serviços e processos. Porém inovar ainda é o calcanhar de Aquiles de boa parte das empresas brasileiras. ‘Inovar’ significa criar algo novo, aplicável, que aumente a produtividade e simplifique um processo ou problema, ou seja, é desenvolver uma solução nova para um problema antigo.
Toda empresa tem desafios e oportunidades. Neste sentido, a discussão trazida não é sobre simplesmente incentivar ou não a inovação, a necessidade dela é inquestionável, mas sobre aplicar as ferramentas certas para as pessoas certas, conduzindo e propiciando a criação de novas soluções.
A inovação pode acontecer independente de setor, hierarquia, área ou modelo de negócio, ela sempre estará disponível por meio de suas ferramentas que guiam a geração de novas ideias.
O ‘Hackathon’ é uma destas ferramentas.
Hackathon – O que é? Pra que serve?
Esse evento organizado para geração de soluções inovadoras foi criado originalmente na indústria de software, é a união das palavras “Hack” (conhecimento profundo de programação) e “Marathon” (maratona). Originalmente os Hackathons são eventos de desenvolvimento de software que duram em média 2 ou 3 dias, onde os programadores formam times para fazer o protótipo de uma solução.
Naturalmente o evento têm um ritmo acelerado, acompanhado de muita diversão e troca de conhecimento. Os protótipos avaliados concorrem aos prêmios, que podem ser em dinheiro ou não.
Os Hackatons são exclusivamente de programação?
Não. Os Hackathons começaram com o pessoal de tecnologia, mas logo o mercado viu seu potencial de inovação e solução de problemas. Atualmente tem-se visto eventos de gestão, financeiro, recursos humanos, engenharia e até para comunicação corporativa.
As empresas abraçaram essa ferramenta, permitindo a diversidade de pensamentos ser convertida na resolução de problemas e ajudando, de fato, os processos internos.
Os times podem ter diferentes graus de maturidade e especialização, pois o que vale é a criatividade. O maior critério de avaliação é a capacidade de transformar uma boa ideia em uma solução, e o Hackathon é o melhor ambiente para que isto aconteça.
HACKATHU, o hackathon da MERITHU
Recentemente nós da MERITHU Consultoria realizamos seu primeiro Hackathon. O HACKATHU. Um evento pensado desde o início como uma experiência para os times e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de trazer inovação para dentro da empresa.
A estrutura que escolhemos para o evento da MERITHU foi iniciar a partir de uma abertura, onde todos os grupos se reúnem para ouvir o briefing (desafio proposto). Depois da abertura começa a produção, que pode durar de dias a semanas, neste tempo também podem acontecer mentorias e conversas entre o cliente (empresa) e os participantes dos times.
No fim da jornada vem a apresentação, um pitch de 5 a 15 minutos explicando a ideia e apresentando o protótipo. Uma banca de avaliação é convocada para eleger o melhor time, que levará o prêmio para casa.
O briefing girou em torno da aplicação dos conceitos de PADRONIZAÇÃO, ESCALABILIDADE e RECORRÊNCIA com o objetivo de facilitar o processo de venda e também da entrega. O entregável deveria ser uma solução, produto ou serviço que incorporasse os conceitos e aproveitasse tal oportunidade.
“A experiência de participar do Hackathon interno da MERITHU foi muito boa. Eu já tinha participado de outros, mas esse foi especial: além de muito bem organizado, com dinâmicas para engajar o time e bons mentores, desenvolvemos ideias que tem um potencial muito grande de serem aplicadas na nossa empresa. Recomendo muito a experiência!”
Guilherme Canozzi, Equipe Caçadores de Tigres
Os participantes foram divididos em 4 times que trabalhariam juntos por todo o evento. Também tivemos 4 sócios como banca e 3 mentores, sendo que um é deles é um parceiro externo.
Para gerar engajamento durante o evento realizamos algumas dinâmicas de integração. Nesses momentos os grupos precisaram criar nome e logo do time, postar fotos trabalhando, etc. O que gerou pontos para o prêmio do “Grupo mais engajado do HACKATHU”.
Então no total tivemos 4 soluções que foram apresentadas para a banca na semana seguinte. Dessa forma a banca de avaliação tem tempo hábil para avaliar os vídeos dos grupos explicando suas soluções antes da apresentação dos pitchs finais.
“Eu sempre tive vontade de participar de um Hackathon e a MERITHU me deu a oportunidade para que isso se concretizasse. O HACKATHU foi uma experiência onde pude ter contato com outras pessoas e, além disso, aprender a lidar com opiniões diferentes para chegar a uma ideia que contemplava todos os gostos. Com certeza participarei de outros Hackathons pois é como uma prova de fogo, tudo tem que ser pensado e alinhado com a ideia. “
Gabriel Farina, Equipe Sem Diploma S.A.
O HACKATHU é um grande exemplo de equipes da própria empresa criando soluções inovadoras por meio de um ambiente estimulante, energético e fora da rotina!
Estes eventos podem acontecer com público interno, de colaboradores e gestores, ou externo, através de convites para parceiros, fornecedores ou universidades.
Entendemos o hackathon como uma ferramenta de autoconhecimento e extração do máximo potencial humano, isso significa que ele pode ter diversos usos dependendo da necessidade que a empresa tem. Dado o sucesso do Hackathu, decidimos usar a ferramenta no nosso processo seletivo. A etapa de dinâmica de grupo do processo Jovens Consultores MERITHU 2021/2 foi substituída por um hackathon, que acontecerá ao longo de um final de semana e desafiará os candidatos a solucionarem problemas de forma ágil.
Os Hackathons também otimizam o investimento em desenvolvimento de novos produtos/serviços. Além de estimular a cooperação e a busca pelo conhecimento, ele agiliza e simplifica o processo tradicional de pesquisa e desenvolvimento.
A inovação é o caminho para a resolução de problemas, mas . Por isso, o Hackathon agora é uma solução desenvolvida pela MERITHU!
Nós acreditamos no poder da inovação dentro das empresas brasileiras e estamos prontos para apoiar a sua organização nesse processo criativo de transformação!
E você, está pronto para inovar o seu negócio?
Autor:
Fernando Schulz
Graduando em Publicidade e Propaganda com habilitação em marketing e e-business pela ESPM-POA. Atuou como consultor e gerente de projetos na Empresa Jr ESPM, sendo responsável por resultados premiados nas áreas de marketing, gestão, comunicação, branding, pesquisa de mercado e plano de negócios.
Possui experiência como aluno professor no programa de visita às escolas do relacionamento ESPM-POA, além de criador do workshop de Canvas Business Model com NPS 10 durante todo o programa entre 2018 e 2019. É pesquisador em economia comportamental sobre a influência de gatilhos persuasivos na jornada de compra do consumidor digital.
Data de publicação: 16/09/2021