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O que o modelo de negócios da MLS tem a nos ensinar?

Você já ouviu falar na MLS (Major League Soccer)? É a principal liga de futebol nos Estados Unidos, que cresce ano após ano e tem a ambição de se tornar a melhor liga de futebol do mundo.

 

A MLS, que foi criada em 1996, veio para trazer uma alternativa ao modelo falido da NASL, que sofria prejuízos anualmente e pouco interesse do público. A MLS trouxe uma grande mudança no modelo de gestão da liga e dos clubes, onde cada clube tem o seu proprietário e todos são acionistas da liga.

 

Mas como funciona a MLS e o que podemos aprender com ela?

 

A Major League Soccer é formada por 26 times, 23 dos EUA e 3 do Canadá. As equipes se dividem em dois grupos (conferência leste e oeste – de acordo com a sua localização geográfica). Os melhores times de cada conferência se classificam para os playoffs e competem em eliminatórias. No final da temporada, existe a Championship Match que é um último jogo que decide quem será o campeão do ano. Isto traz uma atmosfera diferente para o dia do jogo, com pessoas de todos os lugares assistindo, transformando a data em um grande evento nacional.

 

Para tornar-se membro da MLS, é necessário cumprir três grandes passos:

  1. Encontrar um clube ou um projeto de clube para investir;
  2. Apresentar este plano e ser aceito pelos proprietários dos clubes (que são acionistas da liga);
  3. Pagar a taxa de franquia para ingressar na MLS.

 

Para mensurar a valorização da liga, pode-se analisar o aumento do valor da taxa de franquia. Em 2015 o valor era de U$ 100 milhões, e em 2019, esta taxa passou de U$ 325 milhões. A liga irá expandir para 30 times até 2023 com a adição de três novos clubes já definidos e aprovados. O processo é cada vez mais concorrido e disputado, mesmo com o aumento dos valores das franquias.

 

Mas o que explica o sucesso da MSL e o que podemos aprender com a liga?

 

 

 

 

 

 

  1. A primeira fase é a de coleta de dados, tanto internos como externos.
  2. A próxima etapa é a de compilação dos dados para tornar a comunicação mais personalizada e para gerar mais engajamento dos clientes.
  3. A terceira fase é a de monetização. Baseado no perfil de seus fãs e nos históricos de compras, a MLS usou as análises preditivas para identificar a melhor oferta para cada cliente.
  4. Os fãs não mostram lealdade por ligas, mas sim por seus clubes favoritos. O marketing preditivo desempenha um papel determinante, pois identifica o que irá funcionar ou não para cada pessoa, como viver experiências que eles não poderiam comprar (por exemplo, conhecer jogadores ou treinadores), e isto consiste na quarta fase.

 

 

Case de Sucesso – Orlando City

 

O Orlando City é um clube de Orlando, membro da MLS desde 2015, que foi comprado pelo brasileiro Flávio Augusto da Silva. O investimento inicial foi de R$ 200 milhões. E hoje o clube vale mais de R$ 2,2 bilhões, em torno de 11x mais. Em menos de 5 anos de existência, o Orlando City construiu o próprio estádio, e contou com jogadores de renome como Kaká e Marta. A cidade foi escolhida estrategicamente, Orlando recebe em torno de 70 milhões de turistas por ano. O clube acabou se tornando uma ferramenta de afirmação da cidade e teve uma identificação imediata com a comunidade local, que o abraçou. O Orlando City se tornou um dos líderes da MLS nas vendas de season tickets, com mais de 16 mil ingressos vendidos dos 25,5 mil lugares disponíveis.

 

O crescimento do futebol nos Estados Unidos é uma realidade. E isto se dá pelo engajamento da população no esporte, mas principalmente pela forma como é feito: através de uma gestão profissional e organizada. A MLS tem nos mostrado como colocar o cliente no centro do seu negócio, a importância de ter um olhar para a inovação e uma constante busca para melhorar a experiência e satisfação de todos os seus stakeholders.

 

E como está a gestão do seu negócio? Na MERITHU temos cursos e treinamentos sob medida que podem ajudar você!

 

 

Bibliografia:

https://www.schneiderdowns.com/our-thoughts-on/growth-of-soccer-in-america

https://the18.com/soccer-news/mls-growth-over-the-years-media-rights

https://www.sas.com/pt_br/insights/articles/marketing/engajar-fas-marketing-preditivo.html

https://www.mlssoccer.com/soccer-analytics-guide/2020/innovation

Ponto de Inflexão – Flávio Augusto, 2018

https://www.orlandocitysc.com/foundation

 

 

Autores:

 

 

Felipe Ellwanger

 

É Consultor Sênior na MERITHU no Rio Grande do Sul. Durante os 11 anos de sua trajetória profissional auxiliou clientes no setor público e privado a melhorar o desempenho, especialmente em Receitas e Gerenciamento da Rotina do Dia-a-Dia. Ainda, a sua trajetória na área de recursos humanos possibilitou o exercício de sua visão sistêmica através da vivência na implementação e execução de modelos de Gestão de Pessoas, bem como, Reestruturações Organizacionais, OBZ e Gestão da Mudança. É graduado em Engenharia de Produção pela UFRGS com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV.

 

 

Guilherme Canozzi

 

É Consultor da MERITHU Consultoria no Rio Grande do Sul. Durante seus 5 anos de experiência, atuou na aplicação direta de métodos ágeis, desenvolvimento e análise de indicadores, mapeamento e redesenho de processos, realização de diagnósticos empresariais e desenvolvimento de estratégias de Marketing. É Engenheiro de Produção formado pela PUCRS, com mobilidade acadêmica na Universidade do Algarve (Portugal).

 

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