No artigo “As Cinco Estratégias”, escrevi sobre o estudo realizado pela Mckinsey sobre Crescimento das Vendas e seu impacto na geração de valor para uma companhia. Nesta pesquisa, foram entrevistados 120 líderes de vendas, das maiores empresas americanas e europeias, e mapeadas cinco novas e inovadoras estratégias para melhorar e manter o crescimento das vendas em seus mercados.
A quinta estratégia mapeada foi LIDERE O CRESCIMENTO DAS VENDAS!
Segundo o estudo, os líderes de vendas precisam de ambição, determinação e habilidades persuasivas para levar o conselho e a linha de frente para o que pode ser uma jornada desafiadora, mas extremamente recompensadora: acelerar o crescimento de vendas em sua própria empresa.
Para tanto, eles recomendam a seguinte postura:
1) IMPULSIONE O CRESCIMENTO DESDE O INÍCIO
Os líderes de vendas sabem que eles mesmos devem estar na vanguarda da mudança. Sem uma liderança forte, qualquer programa de crescimento irá fracassar. Os líderes das melhores práticas desafiam o status quo, mobilizam sua equipe, modelam a mudança e exigem resultados acima e além de todo o resto.
2) FAÇA ACONTECER
Para os líderes de vendas determinados a impulsionar a mudança e buscar o crescimento das vendas o alinhamento das partes interessadas é essencial, assim como uma visão clara de como priorizar o esforço de transformação. Apenas 30% dos programas de mudança são bem-sucedidos – assegure-se de que o seu é um dos casos de sucesso!
Vale novamente a reflexão: sua organização está acompanhando o crescimento de mercado ou liderando o crescimento?
Eduardo Baltar Bernasiuk | CEO da MERITHU
Referências:
Baumgartner, Thomas; Hatami, Homayoun; De Uster, Maria Valdivieso: Sales Growth: Five Proven Strategies from the World’s Sales Leaders, Wiley, 2016.