google-site-verification=dvB2QRCePe7dYZ2OVuCDLFGOULJlTSp0GvbmcDscA0o

Quem Somos

Melhores pessoas, melhores resultados.
Somos uma empresa de consultoria que acredita que o desenvolvimento humano é o principal fator de geração de resultados para uma organização. Por este motivo construímos resultados surpreendes com nossos clientes através do engajamento e preparação de pessoas nas organizações.

Horário de Atendimento

Monday - Friday 09H-18H
Saturday - Sunday Fechado

contato@merithu.com.br

(51) 98116.6890 • (51) 99362-2743 • (51) 99688-8229

Top

A Importância do Trabalho em Equipe

Segundo os best-sellers "Os 5 desafios das equipes" e "Equipes - Gerenciando para o Sucesso", quais são as características das equipes de alta performance?
Gestão de pessoas e trabalho em equipe. MERITHU Consultoria.

A Importância do Trabalho em Equipe

O trabalho em Equipe é o que faz a diferença para o alcance e melhoria dos resultados nas organizações. Aspectos como a falta de confiança, o medo de conflito, a falta de comprometimento, ausência de transparência e não ter foco nos resultados são pontos importantes nessa reflexão. Essa reflexão foi realizada no livro “Os cinco desafios das equipes”, do autor Patrick Lencioni.  Além desses pontos, o livro destaca também a importância do trabalho em equipe.

.

Um ponto importante e, às vezes, por incrível que pareça, esquecido é que a maior vantagem competitiva não são as finanças, nem a estratégia e muito menos a tecnologia. O que continua resultando em maior vantagem competitiva é o trabalho em equipe.

.

“Se você conseguir colocar todos os funcionários de uma empresa remando na mesma direção, poderá dominar qualquer indústria, em qualquer mercado, contra quaisquer competidores, em qualquer época.”

.

O autor comenta que toda vez que ele repete isso para um grupo de líderes, eles logo balançam a cabeça em concordância, mas de maneira um tanto desesperada. Parecem concordar com essa afirmação e, ao mesmo tempo, se render à ideia de que é impossível conseguir um grupo de funcionários unidos em prol do trabalho.

.

O trabalho em equipe sempre pareceu ilusório em muitas organizações. O fato é que, já que são compostas de seres humanos imperfeitos e até mesmo de certa forma, cheio de vícios e manias, as equipes são inerentemente disfuncionais. Entretanto, felizmente, isso não quer dizer que o trabalho em equipe esteja fadado ao fracasso.

.

Na verdade, criar um grupo forte de profissionais é possível e simples, mas é também dolorosamente árduo. Esse trabalho árduo exige muita disciplina, liderança e metodologia, além de muita resiliência, para ultrapassar os obstáculos na busca da melhoria da integração da equipe.

.

Como muitos outros aspectos da vida, esse processo pode ser resumido em dominar um conjunto de comportamentos que são descomplicados na teoria, mas extremamente complicados de colocar em prática no dia a dia.

.

Essa prática do dia a dia e a busca de melhoria da integração das equipes é muito bem complementada no livro “Equipes – Gerenciando para o Sucesso”, que tem como destaque as Características das Equipes Eficazes:

.

1. Os integrantes compartilham objetivos comuns e trabalham colaborativamente para atingi-los.

.

2. Os integrantes comunicam-se abertamente e com frequência.

.

3. Os integrantes mostram uma atitude de inclusão e usam pronomes como nós, para nós e nosso em vez de eu, para mim e meu ao discutir as realizações da equipe.

.

4. Os integrantes compartilham liderança por meio de esforços combinados para a solução de problemas.

.

5. Os integrantes apresentam altos níveis de confiança e cooperação.

.

6. Integrantes consideram conflitos uma parte saudável e necessária da interação do grupo.

.

Essas características, além da disciplina, liderança e metodologia levam as empresas a construir equipes eficazes. Com a evolução, essa equipe com propósitos claros e metas definidas buscam, como um time, a alta performance.

.

.

Marcelo Luz Alves | Consultor da MERITHU

.

.

Referências:

LENCIONI, Patrick, Os 5 desafios das equipes: Uma história sobre liderança ; Tradução de Simone Lemberg Reisner: Rio de Janeiro; Sextante. Edição do Kindle. 2015

HOUSEL, Debra J., Equipes Gerenciando para o Sucesso, Senac, RJ 1ª Edição, 2013.

MERITHU Consultoria

Somos uma empresa de Consultoria que acredita que o desenvolvimento humano é o principal fator de geração de Resultados para uma organização.

No Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: